fbpx

A EPE publicou em agosto 2020 a Nota Técnica “Ações para Promoção da Eficiência Energéticas nas Edificações Brasileiras: No Caminho da Transição Energética”, apresentando um conjunto de propostas de ações de eficiência energética aplicáveis às edificações brasileiras para os próximos anos. Este documento é complementar a documentos de Planejamento Energético do Brasil, como o Plano Nacional de Energia (PNE), Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf) e Plano Decenal de Energia (PDE), fornecendo diretrizes, apontando prioridades e reforçando a relevância de programas e ações já em curso. Dentre as ações apresentadas na Nota Técnica, apontam-se a Etiquetagem Compulsória, o Benchmarking de Energia, Diagnósticos Energéticos e Índices Mínimos de Equipamentos de Ar Condicionado como as estrategicamente prioritárias, dentre as avaliadas pelo estudo, destacando impactos esperados, custos associados, impactos de potencial e cronogramas para esses caminhos.. Desse modo, esta palestra tem como objetivo apresentar os resultados deste estudo elaborado pela Mitsidi para a EPE, em parceria com a GIZ, dialogando e servindo de insumo, inclusive, para a elaboração em curso do Plano Decenal de Eficiência Energética (PDEf).

Objetivos de Aprendizagem:

1- Compreender o Planejamento Energético para edificações (públicas, residenciais e comerciais);
2- Ter um panorama das Políticas Públicas de 2020-2030;
3- Obter uma avaliação de Impacto das medidas selecionadas (Etiquetagem, benchmarking e diagnósticos e índices mínimos de ar condicionado);
4- Entender a análise de Custo-Benefício (economias estimadas e investimento previsto do Governo).

Palestrantes:

Ana Cristina Braga Maia
Analista de Pesquisa Energética, Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Engenheira Civil formada na Universidade Veiga de Almeida e Mestrado em conforto ambiental e eficiência energética no programa de Pós Graduação em arquitetura – PROARQ/FAU-UFRJ. Desde 2006 como Analista de Pesquisa Energética da EPE, lotada na Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos, trabalhando no tema de Eficiência Energética em Edificações. Também atua na elaboração do Plano Decenal de Energia – PDE e no Plano Nacional de Energia – PNE, no tema de eficiência energética e no Atlas de Eficiência Energética do Brasil, na análise de indicadores para o setor comercial. Trabalhou no CEPEL, onde realizou trabalhos na área de eficiência energética nas áreas de: simulação de edificações, iluminação, diagnósticos energéticos e gestão energética municipal no período de 1997 – 2006.

Rosane Yumi Fukuoka
Sócia e Gerente de Edificações, Mitsidi Serviços e Projetos Ltda

Arquiteta e Urbanista formada na FAU da Universidade de São Paulo. Sócia e consultora de eficiência energética na Mitsidi Projetos. Atualmente atua na área de Eficiência energética e auditorias em edifícios comerciais, residenciais, tendo realizado diagnósticos energéticos no campo em dezenas de edifícios nos últimos anos. Certificada EDGE Expert e com treinamento em “Promotion of Energy Efficiency and Conservation” no Japão e “Energy Efficiency and Renewables” na Alemanha. Realizou trabalhos de insumos técnicos em eficiência energética em edificações para a EPE e GIZ em 2017/2018 e 2020.

Letícia Cunha Bonani
Analista em Eficiência Energética, Mitsidi Serviços e Projetos Ltda

Gestora Ambiental pela Universidade de São Paulo, atua na área de Eficiência Energética e Políticas Públicas e possui experiência na área de pesquisa em energia e sustentabilidade no terceiro setor. Atualmente está cursando MBA em Gestão de Projetos pela mesma Universidade. É analista em eficiência energética na Mitsidi Projetos na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação, realizou trabalhos de insumos técnicos em eficiência energética em edificações para a EPE e GIZ em 2020.