fbpx

Reconhecido no mercado brasileiro, o empreedimento Ventura Corporate Towers, que faz parte do grupo de imóveis gerenciados pela BR Properties, é considerado um ícone na paisagem urbana do Rio de Janeiro e já faz parte dos cartões postais da cidade carioca. Sua infraestrutura compreende dois heliportos disponíveis, lease span com 14 metros e 102 mil m² de área locável. As torres do Ventura estão em uma localização privilegiada, a começar pela vista da paisagem: de um lado, a Baía da Guanabara com o Pão de Açúcar e, do outro, a Ponte Rio-Niterói.

Para garantir o acompanhamento de todo o sistema deste complexo, o Ventura Corporate Towers conta com o apoio da equipe de Facilities para trabalhar constatemente em prol de melhorias e garantir o funcionamento adequado de toda infraestrutura predial. Os sistemas deveriam estar alinhados com as necessidades tecnlógicas desejadas para o Edifício. Portanto, a atualização tecnológica deveria possibilitar a economia de energia elétrica e economia dos recursos operacionais. Outro ponto importante era o certificado que o Ventura já possuia – o LEED Gold, que é de extrema importância para o empreendimento. Dentre as categorias de classificação do LEED, uma delas é a eficiência energética. Portanto, manter a qualidade dos padrões certificados era um grande objetivo deste projeto.

Como o projeto foi multidisciplinar, todos os usuários e demais colaboradores do Edifício Ventura foram beneficiados. Mediante às implementações que foram recentemente realizadas, é notória a crescente economia de recursos necessários para a operação dos sistemas do Edifício Ventura. Dentre estes, podemos destacar o Sistema de Controle de Ar Condicionado, do qual obtivemos a redução de gastos de aproximadamente 15% nos últimos meses. O retorno do investimento realizado já foi significativo logo após a entrega dos sistemas.  De acordo com as projeções de consumo realizadas, a economia de recursos é ascendente e será ainda maior com as estratégias operacionais da BR Properties.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Conhecimento na área de edifícios corporativos;
2- Como adotar uma gestão inteligente para empreendimentos;
3- Pontos fundamentais pra garantir uma infraestrutura predial segura;
4- Quais os retornos do investimento tangíveis em um projeto de automação para edifícios corporativos.

Palestrantes:

Rafael Rodrigues
Gerente Predial – Engenharia, BR Properties

Rafael Rodrigues é Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica, formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial, em São Bernardo do Campo – SP). Possui 18 anos de experiência na área de Automação Predial, nas áreas de manutenção, obras e projetos. Atuação com Sistemas de Controle e Automação Predial, dentre os quais se destacam os Sistemas de Controle Central de Ar Condicionado (Predial e Industrial – BMS / HVAC, Detecção e Alarmes de Incêndio (SDAI), Controle de demanda e medição de energia elétrica, Controle de Acesso por proximidade e tecnologia biométrica (SCA), Sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), Cabeamento Estruturado (SCE), Telefonia VOIP, Sistema de Sonorização Ambiente e Comandos de Circuitos Elétricos. Atualmente, trabalha na empresa “BR Properties (BRPRA)”, exercendo a função de Gerente Predial no departamento de Engenharia do “Edifício Ventura Corporate Towers”, na região central do Rio de Janeiro. Dentre as principais atribuições, estão a prestação de serviços de facilities para os locatários do Edifício, gestão do processo de prestação de serviços de empresas terceirizadas com equipes multidisciplinares de manutenção predial tais como civil, elétrica, hidráulica, mecânica, elevadores, ar condicionado e de automação. Participação efetiva na gestão técnica e análise de projetos multidisciplinares perante às construtoras para as obras de reforma ou de locação de áreas por novos clientes no Edifício.

Rodrigo dos Santos
Gerente de Soluções , SLG Comércio de Sistemas de Automação Ltda

Engenheiro Eletricista com ênfase em Eletrônica formado no Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo – SP), com mais de 22 anos de atuação em projetos de Automação Predial, incluindo manutenção, atualização (retrofit), implantação, desenvolvimento e comercialização de sistemas. Atualmente gerenciando o departamento comercial da SLG Smart, integradora em Automação Predial (BMS – Building Management Systems), aplicando a experiência no desenho das soluções de automação ofertadas nos diversos projetos e segmentos atendidos pela empresa.

Pablo Rodrigues
Engenheiro e Consultor de Projetos, Jugend Engenharia

Pablo é um dos sócios na Jugend engenharia, atuando como engenheiro e consultor de projetos na área de automação predial há 22 anos. Formado em engenheria eletrônica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC).