fbpx

A saúde está passando por um momento de transformação tanto no Brasil como no mundo e isso exige dos profissionais a busca por metodologias para melhorias do seu desempenho e entender sobre as novas tecnologias e inovação aplicadas ao setor.

Inaugurado em 1960, o Hospital São Camilo  acompanhou, ao longo dos anos, o crescimento da população e os avanços científicos e tecnológicos voltados ao atendimento médico-hospitalar. A unidade possui Pronto-Socorro (Infantil e Adulto), atendimento em UTIs e segue o conceito de assistência multiprofissional e interdisciplinar, o que possibilita observar e tratar o paciente de forma holística.

O principal desafio do hospital, no início de 2017, era encontrar uma padronização da sua base instalada e infraestrutura elétrica, considerando uma nova solução para o sistema de automação com foco em melhorias na eficiência do HSC. A partir de 2020 o cenário teve mudanças drásticas no mercado de Healthcare e atualizações em seus projetos de expansão foram necessárias, para readequar ao novo cenário mundial e manter a qualidade do ar e ambientes limpos e seguros.

A automação hospitalar estimulou uma visão ampla da estrutura predial e permitiu melhorias nos controles da infraestrutura de apoio aos funcionários e de segurança e conforto aos pacientes. Possuem um sistema de acesso remoto e operação 24horas/7dias, além da constante disponibilidade de dados para tomada de decisão; Os paines elétricos inteligentes permitiram troca de informações ao sistema de monitoramento, fornecendo em detalhes o ciclo de vida dos equipamentos.

Na parte de software, a plataforma instalada permite realizar o monitoramento de energia e quantificar os gastos energéticos por regiões do hospital e por sistemas prediais, dentre outras funções de automação e controle.

As certificações, após rigorosos processos de verificação e análise, são concedidas individualmente às Unidades. O Hospital São Camilo Pompeia possui a Acreditação Internacional Joint Commission e Acreditação HIMSS Analytics Stage 6 e as Unidades Santana e Ipiranga possuem a  Acreditação Omentum Diamante (até 2018, apenas 100 unidades hospitalares no Brasil alcançaram esse reconhecimento).

Objetivos de Aprendizagem:

1- Conhecimento na área de gestão hospitalar;
2- Como garantir a qualidade dos ambientes internos em um ambiente crítico;
3- Pontos fundamentais pra garantir uma infraestrutura predial segura;
4- Novidades da gestão predial na rede hospitalar pós 2020.

Palestrantes:

Wagner de Souza Lima
Coordenador Manutenção, Hospital São Camilo

Engenheiro de Produção Mecânica, especialização em Engenharia clinica, atuando em instalações de infraestrutura industrial e Health Care.

Marcos Felicio
Arquiteto de Soluções para a América do Sul no segmento Buildings, Schneider Electric

Marcos Felicio é o arquiteto de soluções sul-americano para o segmento de saúde da Schneider Electric. Com mais de 25 anos de experiência no segmento de construção, está posicionado para desenvolver soluções específicas para a saúde e arquiteturas de referência. Ele lidera a tarefa de trazer inovação e diferenciação aos clientes, para atender às necessidades de negócios e às restrições de processo do cliente, e para gerenciar desafios técnicos no mercado de saúde. Professor de pós-graduação em infraestrutura hospitalar no IIEP Albert Einstein (Brasil). Ele também possui mestrado em Arquitetura de Sistemas, MBA em Gerenciamento de Projetos e bacharelado em Sistemas de Informação.

Hélio Lucio de Lima
Diretor, LZA Engenharia e Gerenciamento LTDA

Engenheiro Eletricista (FESP), MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV), Pos Graduação em Sistema Elétrico de Potência (FEI), Accredited Tier Designer (Uptime Institute). Na LZA desde 2015 é responsável pelos projetos de Missão Crítica Hospitalar e Data Center, tendo participado neste período por diversos projetos de grande porte.