fbpx

É crescente a preocupação com a Gestão Ambiental e sustentável dos grandes meios urbanos, conhecidos causadores de grandes impactos ambientais. No intuito de subsidiar o planejamento sustentável dos grandes centros, a certificação LEED já se aplica atualmente às cidades e grandes centros urbanos (comunidades) ao redor do mundo.

Em recente versão já pré-lançada, os programas de certificação LEED v4.1 para Cidades e LEED v4.1 para Comunidades revolucionam a forma como as cidades e comunidades são planejadas, desenvolvidas e operadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. Os programas fornecem uma estrutura para planejar, projetar, medir e gerenciar o desempenho das condições sociais, econômicas e ambientais em nível municipal ou comunitário, de maneira globalmente consistente.

Dentre os principais conceitos abordados pelos referenciais, alguns são bem aplicáveis à realidade brasileira, ao passo em que, outros demandariam total reformulação do planejamento de uma cidade inteira.

Nessa apresentação são tratados os principais conceitos dos referenciais LEED for Cities and Communities, com uma análise de viabilidade de aplicação à realidade brasileira, e quão distante estamos dessa realidade.

Ao final será apresentado o case Cidade dos Lagos, o primeiro empreendimento LEED for Communities: Plano e Projeto do Brasil. Possivelmente, um dos primeiros do mundo a receber essa certificação. Atualmente está em fase final de submissão, mas possivelmente até novembro já tenhamos o selo de forma definitiva.

Objetivos de Aprendizagem:

1-Conhecimento dos referenciais LEED Cities and Communities;
2-Percepção de potencial do mercado;
3-Análise de Viabilidade;
4-Desafio de implementação.

Palestrante:

Eduardo Padua de Mattos
Gerente de Sustentabilidade, Forte Desenvolvimento Sustentável

Engenheiro Ambiental (UFPR), com 09 anos de formação
Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (UFPR)
Profissional acreditado LEED AP BD+C
Gerente de Sustentabilidade na FORTE Desenvolvimento Sustentável
Experiência em Certificações de Sustentabilidade e Bem-Estar, com mais de 40 projetos já certificados e mais de 60 atualmente em andamento, nos diversos referenciais brasileiros e internacionais como LEED, GBC Casa e Condomínio, PBE Edifica, Fitwel, dentre outros.