fbpx

O tema aborda como ferramentas de avaliação como códigos municipais ou certificações podem estimar e mitigar o impacto das fachadas e elementos que compõem a cidade (mobiliário urbano, sinalização) em relação ao desconforto em virtude do ofuscamento às pessoas, aos edifícios de vizinhança e à formação de ilhas de calor. A palestra irá apresentar protótipo de ferramenta de avaliação brasileira em desenvolvimento, que prevê estimar a ocorrência de ofuscamento urbano em virtude das características de envoltória de edifícios ainda em fases preliminares de projeto.

Com a palestra, os participantes terão a oportunidade de:

1-Quais os principais fatores que decorrem do fenômeno ofuscamento no contexto urbano, em virtude das características da arquitetura contemporânea.
2-Compreender o fenômeno da convergência solar.
3-Entender como outros países (principalmente os países desenvolvidos) utilizam ferramentas para avaliar/ mitigar os efeitos da reflexão solar.
4- Entender e desenvolver a aplicação de  ferramenta (protótipo) para avaliação da ocorrência de ofuscamento.

Palestrante

Raquel Sanches
Diretora de Projetos, Ca2 consultores associados

Diretora de projetos da empresa de consultoria ambiental Ca2 e docente da Universidade Paulista. Tem experiência em consultoria de conforto ambiental e sustentabilidade para edifícios comerciais, residenciais, institucionais e shopping centers, bem como desenvolve pesquisas na área de iluminação natural como Doutoranda na faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo.