fbpx

Em 2017, o Green Business Certification Inc. (GBCI), lançou a plataforma digital Arc Skoru para aprimorar o desempenho de ambientes construídos. Integrada à plataforma, está a certificação LEED para operação e manutenção predial (LEED O+M).

Atualmente na versão 4.1, a certificação LEED O+M apresenta um novo conceito: monitorar o desempenho da edificação de modo dinâmico e contemplando categorias como água, energia, resíduos, transporte e experiência humana.

A pontuação gerada pela plataforma Arc Skoru, permite uma maior sensibilidade quanto à eficiência atual do projeto e às reduções factíveis de serem alcançadas, tanto para o edifício atingir o nível de certificação LEED almejado, quanto para obter melhores indicadores comparáveis àqueles de mercado.

Preocupado em operar corretamente todos os sistemas previstos em projeto, o CYK mantém a certificação LEED O+M desde 2011. Durante a última recertificação, em 2019, o CYK aderiu ao uso do Arc Skoru, o qual atendeu as expectativas das equipes envolvidas e mostrou-se alinhado ao momento atual, onde as tecnologias encontram-se em constante aperfeiçoamento e o dinamismo torna-se essencial.

Com eficiência acima da média global em todas as 5 categorias avaliadas, CYK apresenta-se como um case de sucesso, onde a equipe de facilities usufruiu da plataforma Arc Skoru para, além da certificação LEED, como um sistema de melhoria contínua e ferramenta de benchmark.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Adquirir conhecimento sobre a plataforma Arc Skoru;
2- Adquirir conhecimento sobre a nova versão da certificação LEED O+M v4.1;
3- Compreender os benefícios de uso da plataforma Arc Skoru em edifícios em operação;
4- Identificar estratégias para potencializar o desempenho da edificação.

Palestrantes:

Gabriele Paladino Rosa
Consultora de Sustentabilidade, CTE

Engenheira Civil, formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Gestão Ambiental pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). LEED AP EB O&M, TRUE Advisor, Fitwel Ambassador e Multiplicadora do Sistema B. Professora online do curso “Como se tornar um LEED AP EB O&M” do GBC Brasil. Experiência em consultoria para o desenvolvimento de projetos sustentáveis e edifícações saudáveis.

Gustavo Loureiro
Sindico do Edifício CYK, AK Realty.