fbpx

Essa palestra faz parte do trabalho de Desempenho Energético Operacional (DEO), um projeto da Eletrobras executado pela Mitsidi Projetos, para fazer a avaliação de energia e conforto em 8 edifícios corporativos. Serão mostrados os resultados da aplicação de pesquisas de conforto ambiental envolvendo: avaliação de temperatura, umidade, barulho, luminosidade, produtividade, saúde, etc. Os resultados auxiliam na compreensão de possíveis estratégias de melhoria da qualidade ambiental associada à eficiência energética, propondo um método holístico para diagnóstico e proposição de modificação para ambientes construídos em operação. Entretanto, no decorrer do projeto a pandemia modificou a proposta inicial e apresentou novos desafios. Dessa forma, além dos resultados dos estudos, serão apresentados caminhos possíveis para enfrentar a situação atual proporcionando conforto térmico e qualidade de ar aos usuários.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Compreender a importância da avaliação de conforto dos usuários e sua correlação com o desempenho energético de edifícios de escritório
2- Entender os desafios de proporcionar e entender as demandas de conforto dos usuários auxiliando os gestores a tomarem decisões sem prejudicar o consumo do edifício
3- Compreender os impactos e as ações tomadas de energia e conforto em decorrência da pandemia
4- Entender outras formas de condicionamento para manter o conforto dos usuários e qualidade do ar

Palestrante:

Elisete Cunha
Arquiteta, Eletrobras

Arquiteta e urbanista pela UFF – Universidade Federal Fluminense, especialista em Planejamento e gestão ambiental e em Economia e gestão da sustentabilidade com ênfase em Habitação de interesse social. Dez anos de atuação na construção civil em gestão de obras residenciais, comerciais de alto padrão (Triple A) e Centros de Distribuição. Dois anos de atuação em Facilities de edifício corporativo de empresa multinacional. Há 9 anos, atuando na área de eficiência energética em edificações, no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. A Atuação em projetos na área de eficiência energética são distribuídos em temas como método para etiquetagem em edificações – PBE Edifica, Selo Procel Edificações, Diagnóstico Energético Operacional –DEO, Benchmarks e Near Zero Energy Buildings – NZEB. A experiência prévia em gestão de Facilities juntamente com a atual em DEO coadunam diretamente com a relevância da relação do conforto dos usuários e a eficiência energética da edificação.

Rosane Yumi Fukuoka
Sócia e Gerente de Edificações, Mitsidi Serviços e Projetos Ltda

Arquiteta e Urbanista formada na FAU da Universidade de São Paulo. Sócia e consultora de eficiência energética na Mitsidi Projetos. Atualmente atua na área de Eficiência energética e auditorias em edifícios comerciais, residenciais, tendo realizado diagnósticos energéticos no campo em dezenas de edifícios nos últimos anos. Certificada EDGE Expert e com treinamento em “Promotion of Energy Efficiency and Conservation” no Japão e “Energy Efficiency and Renewables” na Alemanha. Coordenadora do projeto de desempenho energético operacional.

Maíra André
Pesquisadora e Consultora, LabEEE e Mitsidi Serviços e Projetos Ltda

Arquiteta pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP/SP e Mestre em Arquitetura Bioclimática e Meio Ambiente pela Universidad Politecnica de Madrid. Consultora de desempenho termo energético e iluminação natural de ovas construções. Possui experiência na utilização de ferramentas de modelagem e simulação computacional para certificação LEED, Aqua, PBE edifica e norma de desempenho para edifícios residenciais. Neste momento é pesquisadora e doutoranda da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, onde concluiu seu mestrado recentemente. Integra o laboratório de eficiência energética em edificações no estudo do conforto térmico.