fbpx

Diversas falhas podem ocorrer em um sistema de ar condicionado durante a sua operação. Estas falhas podem ocorrer em sensores de temperatura ou pressão, pela formação de incrustação em trocadores de calor e pela deposição de particulados nos sistemas de filtragem. A combinação destas falhas pode promover mudanças no comportamento da edificação e de seus sistemas, modificando o desempenho energético da edificação e das condições de conforto térmico dos seus ocupantes.
Esta palestra busca apresentar caracterizar as falhas relacionadas a incrustação em trocadores de calor e torres de resfriamento, apresentando as características dos diversos tipos de incrustação e seu impacto no desempenho energético do sistema de climatização e da edificação e no custo de operação e manutenção das edificações. Nesta palestra serão apresentadas as possíveis ações a serem implantadas para minimizar os efeitos da incrustação em chillers e torres de resfriamento.

Objetivos de Aprendizagem:

1-Conhecimento sobre os tipos de incrustação e seu impacto em sistemas de climatização
2- Avaliação técnica e econômica do impacto da incrustação em chillers e torres de resfriamento no desempenho das edificações
3- Conhecimento de ações para minimizar os efeitos de incrustação em chillers e torres de resfriamento

Palestrantes:

Alberto Hernandez Neto
Professor, Universidade de São Paulo

Professor livre docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo no Departamento de Engenharia Mecânica. Atua na área de climatização e refrigeração com ênfase em eficiência energética, modelagem e simulação de sistemas de refrigeração e ar condicionado. Membro da ABCM (Associação Brasileira das Ciências Mecânicas), ANPRAC (Associação Nacional de Profissionais de Refrigeração, Ar Condicionado e Ventilação) e IBPSA (International Building Performance Simulation Association).

Charles Valentim Domingues
Consultor Técnico, C V Domingues

Graduado em Gestão Ambiental, Químico, Especialista em saneamento ambiental, Especialista em Engenharia Ambiental, Especialista em Gestão integral de aguas, Perito e Auditor Ambiental; Professor da Universidade Unigranrio – RJ , Presidente do Departamento Nacional de Tratamento de águas – DNTA da ABRAVA, membro do Qualindoor (ABRAVA), Membro da ASBRAV, Associado a ANPRAC, membro da câmara Técnica de meio ambiente do Conselho Regional de Química do CRQ-3 – RJ. Consultor na C Domingues Consultoria, consultor em águas para e diversas redes de Shopping Centers, Hotéis, facilities, Indústrias dentre outras. Atuando nas seguintes frentes:

Auditoria em sistema de águas para consumo humano
Auditoria em tratamento químico em HVAC com foco em eficiência energética
Classificação de água de chuva como reposição em torres de resfriamento.
Tratamento de águas industriais em geral
Água de arrefecimento, reuso, melhoria da qualidade de água para as torres de arrefecimento
Classificação de águas de reuso uso não nobre.