fbpx

Uma das mais notáveis características da certificação LEED é o seu comprometimento em aprimorar-se e engajar os stakeholders na transformação para uma construção civil mais transparente e menos impactante. Este movimento de evolução ao longo do tempo aponta oportunidades de responder aos desafios globais mais importantes do nosso tempo, incluindo mudanças climáticas, esgotamento de recursos e ameaças à saúde do ser humano e outros seres vivos.

Neste sentido, o engajamento dos fabricantes de materiais como um dos principais stakeholders da cadeia da construção civil se mostra como essencial, tanto para minimizar os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida das edificações quanto no diálogo com os demais atores responsáveis no processo de construção civil sustentável como incorporadores, projetistas, construtores e usuários. O processo de conscientização para a importância deve ser uma via de mão dupla entre todos estes atores.
Desta maneira, o objetivo desta sessão educacional é de apresentar como a Arcelor Mittal incorporou as novas demandas das certificações como diferencial estratégico para o negócio, detalhando os requisitos de materiais da certificação LEED, tal como os estudos de Avaliação de Ciclo de Vida para produtos e para edificações.

Nesta sessão também serão abordadas as regras da certificação LEED na versão 4.1, seus benefícios para os projetos brasileiros e o ponto de vista dos fabricantes de materiais quanto a tais créditos, incluindo desafios, vantagens e benefícios.

Créditos a serem abordados na sessão:
 MR Credit: Building Life-Cycle Impact Reduction
 MR Credit: Building Product Disclosure and Optimization – Environmental Product Declarations
 MR Credit: Building Product Disclosure and Optimization – Sourcing of Raw Materials
 MR Credit: Building Product Disclosure and Optimization – Material Ingredients

Para cada crédito serão explicados os requisitos para atendimento, inclusive considerando as adendas existentes, e como a Arcelor está mobilizada para o atendimento de cada um destes créditos, que juntos somam um potencial de alcance de 10 pontos (considerando a opção 4 no crédito Life-Cycle Impact Reduction).

Objetivos de Aprendizagem:

Conscientizar o público da importância e relevância de se escolher produtos com diferenciais ambientais;
Conhecer os requisitos da certificação LEED para os créditos de materiais do MR.
Aprender como os créditos abordados podem ser atendidos e os respectivos pesos.
Conhecer, a partir da visão de um fabricante, como este tema foi abordado, desafios e vantagens.

Palestrantes

Renato Rocha Salgado
Consultor de Obras Sustentáveis, CTE

Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Especialista em Planejamento, Gestão e Controle de Obras Civis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Consultor de obras sustentáveis do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações desde 2012 atuando em mais de 70 projetos e obras em busca de certificações de construção verde. É LEED® Accredited Professional BD+C (LEED® AP BD+C) pelo Green Business Certification Institute (GBCI) e Profissional GBC Casa e Condomínio® pelo GBC Brasil.

Johann Andrade Ferrareto
Research and development Coordinator, Arcellor Mittal Brasil

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP, com experiência atual como Coordenador na área de Pesquisa e Desenvolvimento. Mestre em Engenharia Civil Nuclear (Obras Públicas) pela ESTP Paris e Doutor em Engenharia Estrutural pela USP, atuou como Suporte Técnico Comercial na área de estruturas de aço / compósitos na Arcelor Mittal LATAM.