fbpx

À medida que os riscos climáticos assumem o topo das atenções globalmente e as empresas com alto desempenho ESG superam em performance, os investidores do mercado estão colocando mais pressão sobre as imobiliárias para divulgar seu desempenho ESG. Os motivadores para mais transparência no setor imobiliário continuam a aumentar e, à medida que mais empresas participam de divulgações de desempenhos feita por terceiros, elas também estão impulsionando positivamente um maior desempenho de sustentabilidade em escala e ajudando os portfólios imobiliários a reduzir seu impacto ambiental.
Esta sessão cobrirá as principais tendências de relatórios e mostrará como as ferramentas de avaliação ESG, como GRESB, estão impulsionando a concorrência e influenciando os portfólios imobiliários para aumentar o desempenho ESG ao longo do tempo. As palestrantes também discutirão as estratégias que os portfólios imobiliários estão adotando para atender às necessidades de relatórios ESG, incluindo as principais ferramentas de software de gerenciamento de dados usadas para superar os desafios de gerenciamento de dados.

Eficiência no mercado de capitais exigem transparência e sistemas de relatórios como o GRESB ajudam a fornecer os insights necessários. No entanto, um dos maiores desafios do uso de dados ESG é a falta de dados e padrões de relatórios, o que torna avaliações como o GRESB muito populares entre os investidores. As palestrantes fornecerão uma visão geral da avaliação GRESB e mostrarão como o GRESB impulsionou um desempenho ESG mais alto no setor imobiliário nos últimos 10 anos.

Serão ainda apresentadas as melhores iniciativas ESG que estão sendo adotadas por empresas imobiliárias para aumentar o desempenho, mitigar riscos e alavancar o valor de portfólio.

Por fim, à medida que as empresas públicas recebem mais pressão para divulgar o desempenho ESG, serão compartilhados insights sobre as principais ferramentas de relatórios voluntários e involuntários, incluindo GRESB, PRI, CDP, SASB, MSCI, GRI, MSCI e OEKOM, entre outros.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Familiarizar-se com a avaliação GRESB e como ela impulsionou um desempenho ESG mais alto no setor imobiliário;
2- Saber mais sobre as melhores práticas ESG adotadas pelo setor imobiliário;
3- Familiarizar-se com as ferramentas de gerenciamento de dados de um portfólio usadas pelos proprietários para gerenciar e relatar dados ESG;
4- Saber mais sobre as principais plataformas de relatórios ESG e sistemas de classificação para organizações imobiliárias públicas e privadas.

Palestrantes

Daniele Horton
Founder and President, Verdani Partners

Daniele Horton fundou a Verdani Partners em 2012, trazendo para o escritório mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade, imobiliário, gerenciamento de projetos e arquitetura. Daniele é arquiteta licenciada, LEED Fellow e CEM. Ela é graduada em Harvard com graduação em desenvolvimento sustentável. Em sua função atual como fundadora e presidente da Verdani Partners, Daniele lidera equipes de projeto que fornecem sustentabilidade corporativa e serviços de gestão ESG para onze carteiras imobiliárias com mais de 4.250 propriedades, 500 milhões de pés quadrados de bens imobiliários diversificados que representam mais de $ 275 bilhões em AUM. A maioria deles está classificada entre os dez primeiros no GRESB, o que é um reflexo dos programas de sustentabilidade de sucesso da Verdani. Com mais de 100 palestras em seu currículo desde 2008, e liderança no setor com 14 organizações, Daniele foi nomeada uma das “10 mulheres mais poderosas em sustentabilidade” em 2014.

Mariana Young
Corporate Sustainability Manager, Verdani Partners

Mariana Young é uma profissional voltada para sustentabilidade apaixonada em criar e implementar programas de sustentabilidade para o mercado imobiliário. Mariana foi a primeira funcionaria da Verdani Partners e tem 9 anos de experiência em sustentabilidade corporativa e 15 em gestão de projetos. Na Verdani Partners, ela gerencia diferentes projetos, incluindo desenvolvimento e implementação de programas de Sustentabilidade para novos clientes. Ela também tem experiencia em submissões para relatórios como GRESB, UNPRI e GRI. Mariana Young é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, possui LEED AP O+M e é uma ISO 14001 Lead Auditor.