fbpx

Os Projetos de Sistema de tratamento de água com solo são utilizados para minimizar impactos na drenagem pluvial urbana. O tratamento, permite com os processos de filtragem e equalização, reduzir a sedimentação e assoreamento dos corpos de água receptores, evitando a obstrução de bocas-de-lobo e os alagamentos nas vias do entorno de canteiros de Obras. O reuso de água da chuva com tratamento para processos de lavagem de rodas minimiza o consumo deste recurso ambiental garantido a autossuficiência nos canteiros LEED. Os Projetos a serem apresentados integraram os Planos de Controle de Erosão e Sedimentação de Obras que buscam a Certificação LEED de Construções Sustentáveis do USGBC – Green Building Council foram implantados em Obras LEED que obtiveram Certificação com Selo LEED Gold e Platinum em N.C. Tais projetos foram implementados em 3 Obras LEED (três) localizadas nos municípios de São Leopoldo e Porto Alegre/Rio Grande do Sul/Brasil.

Objetivos de Aprendizagem:

1-Projetos para cumprimento do pré-requisito- PCES;
2-Cases de Projetos implantados em Obras  N.C Certificadas com Selo LEED Gold e Platinum; 3-Soluções para contenção, e prevenção da sedimentação em Canteiros de Obra LEED;
4-Soluções para reuso e tratamento de águas com solo evitando a sedimentação e impactos de águas pluviais.

Palestrante:

Adriane Alves Silva
Diretora, Construvert

Engenheira Químico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/RS..CREA/RS 93.449. Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente. Instituto de Meio Ambiente – IMA da PUCRS.Master Business Administration (MBA) Auditoria e Perícia em Gestão Ambiental. IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação. Cursou Pós-Graduação: Especialização em Gestão Integrada em Saneamento pela Universidade Federal de Brasília – UnB e Hydroaid – Scuola Internazionale dell’Acqua per lo Sviluppo – Itália. Diretora da empresa CONSTRUVERT atuando na área de Gestão da Qualidade Ambiental; Projetos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, Industriais, de Serviços de Saúde e da Construção Civil, Saneamento Ambiental, Sistemas de Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental, EIA/RIMA. Atuou como Facility LEED sendo consultora contratada para coordenação, supervisão em canteiros de Obras LEED, e elaborar de Projetos PCES, PQAI e PGRCC para Obras N.C certificadas com Selo LEED Gold e Platinum. Foi Diretora Comercial e Chefe de Equipe pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana – Prefeitura de Porto Alegre/RS. Foi Diretora Substituta de Licenciamento Ambiental pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo/RS. Elaborou Projeto de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Construção Civil (Etapas I e II) e Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde da Obra do Barra Shopping Sul – Porto Alegre/RS. da Multiplan Empreendimentos; consultora técnica contratada para gestão ambiental da obra do Barra Shopping Sul. Foi contratada pelo BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento Principais para elaboração e coordenação dos Estudos para o Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do Município de Uruguaiana – RS e Proposta para concepção da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Autora de trabalhos técnicos publicados em Congressos da ABES, AIDIS e Simpósio de Resíduos Sólidos – PUC.