fbpx

A importância de uma abordagem integrada para o desenvolvimento de projetos já vem sendo discutida há algum tempo e, recentemente, esta questão foi incorporada como um novo crédito da certificação LEED em sua versão 4.

É sabido que o projeto de fachadas de um edifício sempre foi foco de grande atenção dos arquitetos e de preocupação do cliente final, que comumente participa de forma ativa no processo decisório de definição da fachada pela sua relevância na materialização da imagem final do edifício.

Porém, as fachadas desempenham um papel muito mais importante, tendo influência direta no conforto térmico e lumínico dos usuários, além de ter um grande impacto na eficiência energética da edificação.

O projeto integrativo pressupõe a participação de consultoria especializada e a adoção de ferramentas de simulação computacional já nas etapas conceituais de projeto, de modo a municiar os projetistas e tomadores de decisão com informações objetivas, baseadas em análises quantitativas de indicadores relacionados ao nível de desempenho pretendido. O potencial de ampliar o desempenho de fachadas a partir de alternativas de design, posicionamento de volumes e aberturas em relação à insolação e ao entorno, alternativas de materiais e sistemas construtivos adequados ao clima e ao uso, é significativamente maior quando as análises quantitativas são realizadas na etapa conceitual do projeto.

Ressalta-se que promover revisões de design quando estas análises são realizadas em etapas avançadas de projeto, é significativamente mais oneroso e muitas vezes, inviável.

As experiências em consultorias de projetos em estágios mais adiantados demonstram que muitas oportunidades de promover níveis mais elevados de desempenho são desperdiçadas, justamente pela falta destas avaliações nas etapas iniciais de projeto.

Diante desse cenário, essa sessão irá apresentar os conceitos de desempenho de fachadas relacionados ao conforto térmico, lumínico e eficiência energética e como o emprego de simulações computacionais pode caminhar junto da arquitetura nos seus primeiros traços. Cases e estudos ilustrarão como as decisões de projeto de fachadas podem ser positivamente influenciadas pelo processo integrado, rumo ao maior Conforto e Eficiência dos edifícios.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Conhecer conceitos de desempenho de fachadas relacionados ao conforto térmico, lumínico e eficiência energética, em uma abordagem integrada;
2- Reconhecer potenciais de desempenho de fachadas na etapa conceitual do projeto;
3- Como incluir a consultoria e a simulação computacional na etapa conceitual de projeto;
4- Desenvolver sensibilidade entre aspectos de design e desempenho de fachadas.

Palestrante:

Rafael Lazzarini
Diretor, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações

Arquiteto e Urbanista, formado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especialista em conforto ambiental e conservação de energia pela FUPAM/USP. LEED® ACCREDITED PROFESSIONAL PELO US GREEN BUILDING COUNCIL (BD+C). MBA Executivo em Gestão Empresarial e Inovação no BI Internacional. Diretor da unidade de sustentabilidade do CTE.

Melissa Cacciatori
Consultora em Conforto Ambiental, CTE – Centro de Tecnologia de Edificações

Doutoranda na Área de Tecnologia da Arquitetura pela Faculdade de arquitetura da Universidade de São Paulo – FAU-USP (2018 a 2022), Mestre em Tecnologia da Habitação pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT (2016), Especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia de Edifícios – CECACE pela Fundação para Pesquisa Ambiental – FUPAM/FAUUSP (2007) e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2001). Focada na atuação em Consultorias Integradas em Conforto Ambiental e Eficiência Energética de edifícios de escritórios e Treinamentos nesta área. Atuação em pesquisa com o uso de Simulações termo-energéticas em EnergyPlus, Estudos de Viabilidade Econômica e Avaliação Pós-Ocupação. Atuação como Professora de Ensino Superior na Fatec Tatuapé – Centro Paula Souza (2014-2017) nos cursos de Tecnologia em Construção de Edifícios e Controle de Obras. Sócia-proprietária da Tekton Brasil Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos Ltda (2010-atual). Pesquisadora em Eficiência Energética e Conforto Ambiental na BEM+arch – Building Energy Modeling and Environmental Comfort (2019-atual). Consultora em Conforto Ambiental no Centro de Tecnoclogia em Edificações – CTE (mar/2020 – atual).