fbpx

A Casa Tânia Trajano foi inscrita no programa de certificação do Referencial GBC Brasil Casa e obteve Selo Ouro, agora em janeiro de 2020.

Desde o inicio do projeto foi utilizada a ferramenta Projeto Integrado com uma equipe multidisciplinar. O projeto foi desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura Oliveira Cotta e co-autoria da arqª Tânia Maria Fernandes Trajano. Teve a consultoria para fins de certificação da Engª Angela Macke e projeto paisagístico do arqº Flavio Tonico.

Foram implementadas várias técnicas dentre elas a arquitetura passiva proporcionando uma maior eficiência energética ao projeto. O revestimento das fachadas e telhados também colaboraram para que os índices de refletância e absortância proporcionassem um conforto ambiental interno muito agradável. A aplicação da simulação energética foi uma grande aliada na definição desses itens . Tal estratégia reduziu o consumo de energia em 81,5%. Placas fotovoltaicas ( produzem em média 70 % do consumo) , placas solares e coletores solares também foram instalados.

A casa tem uma grande área externa de jardim que foi projetado com plantas do ecossistema local, nativas, adaptadas ao clima e ao regime pluvial além de dispor de um sistema de irrigação eficiente, automatizado que utiliza água de chuva que fica armazenada na cisterna. Com relação ao consumo eficiente de água , foram utilizados redutores de vazão e aparelhos hidráulicos eficientes para manter uma vazão de 6 l/m , reduzindo-se assim o consumo. 100% dos resíduos da obra foram enviados para unidades recicladoras com licença ambiental de funcionamento.

Objetivos de Aprendizagem:

1- Processo de certificação residencial: do projeto à obra e à operacionalização da casa;
2- A importância do Projeto Integrado e a equidade das equipes multi-disciplinares;
3- Arquitetura passiva e conforto ambiental interno;
4- Eficiência energética.

Palestrantes:

João Pinto de Oliveira Cotta
Diretor, Oliveira Cotta Arquitetura e Construções Ltda

Formação
GRADUAÇÃO
Faculdade: PUC – CAMPINAS
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Conclusão: 2008
MESTRADO
Faculdade: Architectural Association School of Architecture – London
Curso: MSc Sustainable Environmental Design.
Conclusão: 2012
DOUTORANDO
Faculdade: Universidade de São Paulo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Curso: Phd Eficiencia Energética
Conclusão prevista: 2020
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Konisberger Vannucchi Arquitetura
Função: Arquiteto Trainee
Período: 01/2008 – 01/2009
Oliveira Cotta Arquitetura e Construções Ltda.
Função: Diretor de Operações e Especialista em Sustentabilidade
Período: 01/2009 – Atual
Projetos Relevantes sobre coordenação:
2011: Siemens: Projeto completo para novo edifício de escritórios da empresa e Centro de P&D. O edifício atende um nível de certificação LEED Gold. Área: 11.175 m². Rio de Janeiro – RJ
2016/2017: Energisa: Nova sede administrativa da empresa. Área: 7.500 m². Palmas – TO,
2017: Oxitec Oxford: Nova sede administrativa da empresa e área fabril. Área: 3.000 m². Oxford – Reino Unido
2017/2018: Senai: Projeto educacional da unidade de microbiologia. Área: 8.200 m². São Paulo – SP
2019: CCR Engelog: Projeto BIM para retrofit e ampliação da Estação de Metro Santo Amaro. Área: 9.000 m². São Paulo – SP

Escreveu capitulo a respeito de ventilação natural para o Livro “O Edifício Ambiental” publicado em 2015 pela editora Oficina de Textos.
Palestrante convidado nas universidades Architectural Association School of Architecture e Westminster University em Londres na Inglaterra.

Angela Macke Ferreira
Sócia-Proprietária, Macke Engenharia Ltda

Profissional com mais de 25 anos de experiência na construção civil e gestão de projetos, apaixonada pelo tema da sustentabilidade. Participou dos projetos pilotos da certificação residencial, certificando seu projeto com selo ouro. Possui um MBA em gestão ambiental focando o estudo na construção sustentável. dedicando ao desenvolvimento desta área nos últimos 8 anos. Atualmente atuando como gerente de projeto para implantação de sede de multinacional com escritórios e laboratórios. O projeto terá certificação LEED e os escritórios terão certificação Well. Já participou de diversas palestras pelo GBC.

Tânia Maria Fernandes Trajano
Diretora, Ambien.ce Arquitetura e Design de interiores

Arquiteta com 37 anos de formação, há 4 anos voltou seu olhar para a arquitetura sustentável onde participou de cursos no GBC Brasil e obteve certificação, como consultora GBC Brasil Casa. Inscreveu sua própria residência para ser certificada em sustentabilidade e conseguiu o Selo Ouro, (Casa Tânia Trajano) conforme o Referencial GBC Brasil Casa. Participou de todo o processo assumindo vários papeis assim como proprietária, co-autora do projeto, cliente, gestora e principalmente como articuladora da ferramenta Projeto Integrado. Nesse período divulgou os conceitos de sustentabilidade, certificação e eficiência energética nas redes sociais (@ambiencegbc), com o objetivo de aproximar o assunto de forma simples para as pessoas mais leigas. Hoje, habita a residência e faz toda a operacionalização dos sistemas que foram implementados durante a obra.