fbpx

A Vila Americana foi fundada por Henry Ford em 1934 no município de Belterra no Pará, como parte do projeto de extração de borracha para a florescente industria automobilística americana. A ONG AMA BRASIL em conjunto com o Governo do Pará, BNDES e Instituto Butantã criou um projeto de revitalização dos equipamentos urbanos juntamente com um plano de desenvolvimento fortemente baseado no turismo ecológico que é a vocação da região e em práticas sustentáveis, desde a certificação LEED até os modelos de negócios adotados. A Vila contará com hotel, escola internacional, Museu de Ciência da Amazonia (com gestão do Instituto Butantã)Amazonia, . O projeto arquitetonico é do Studio Arthur Casas.

Objetivos de Aprendizagem:

1. Articulação de um projeto de desenvolvimento econômico e social em torno da sustentabilidade
2. Aplicação de referencial de sustentabilidade LEED na região NORTE – oportunidades e desafios
3. Aplicação de referencial de sustentabilidade LEED em escolas e hoteis como sustentação ao modelo de financiamento por órgãos de fomento
4. Desafios na integração dos requisitos de certificação com conceito arquitetônico e projetos de instalações em edificações existentes (concebidas e implantadas  na década de 30 do século passado)

Palestrante:

João Marcello de Barros Gomes Pinto
Diretor Executivo, SUSTENTECH

Fundador da Sustentech, atua há 20 anos com soluções de arquitetura e engenharia para edificações visando a certificação em sustentabilidade como LEED, AQUA, PBE Edifica e a otimização de desempenho com redução de custos operacionais em energia, água e resíduos sólidos. Engenheiro Civil pela USP, M.Sc em Engenharia Ambiental pela Universidade de Karlsruhe (alemanha) e com especialização em Gestão de Riscos Ambientais pela Universidade das Nações Unidas em Tokio. Em 12 anos de atuação da Sustentech foi responsável por mais de 300 projetos das mais diversas tipologias como bairros e desenvolvimentos urbanos, shoppings, edifícios comerciais, hospitais, templos, fábricas, centros de distribuição e residências.